top of page

Requisitos para se inscrever em um College no Canadá

Atualizado: 12 de mar. de 2022

Muitas pessoas utilizam o college como porta de entrada para o Canadá e isso não é novidade para ninguém. Não tem nada de errado em vir através dos estudos para tentar ficar no Canadá permanentemente depois. Mas para que este projeto funcione você vai precisar cumprir alguns requisitos:

  • Iniciar o seu planejamento com antecedência. Um ano é um prazo bem razoável para você se preparar, se inscrever em um curso, e dar entrada no seu visto. Este é também um bom prazo para escolher o seu curso e college com calma. Sem este prazo, você irá ter menos opções e terá que se contentar com o que sobrar - muitas vezes fará um curso que não te agrada em uma cidade que não tem nada a ver com você.

  • Você precisa falar uma das línguas oficiais do país - inglês ou francês. Infelizmente vejo muitas pessoas se inscrevendo em cursos sem ter proficiência na língua utilizada pelo college e sonhos vão sendo destruídos por causa desta falta de preparo. Existem colleges que aceitam que o aluno se inscreva em um curso e apresente a proficiência depois. Perdi a conta de quantas pessoas fizeram isso e não conseguiram apresentar a nota de inglês compatível com o que a instituição pede. O aluno muitas vezes já gastou com inscrição e já pagou a taxa de confirmação da vaga e caso ele não apresente a proficiência a tempo, ele vai perder este valor, que não é reembolsável. Outras vezes o aluno tem uma nota baixa em um teste de proficiência e, devido a isso, tem pouquíssimas opções de colleges que o aceitem.

Minha dica é: se prepare antes de proceder com a inscrição pois não existe milagre - existe persistência e foco! Faça um pathway ou adie um pouco a sua vinda - não conte com a sorte pois o que você deixar de fazer hoje, fará falta depois. O inglês/francês é exigido porque as aulas serão ministradas naquele idioma - os professores não vão falar mais devagar porque você não entende e nem vão facilitar a sua vida na hora de uma apresentação oral ou em uma prova. Dominar o idioma é algo básico neste processo e é sua obrigação cumprir com este requisito!

  • Escolha um programa que tenha conexão com a sua formação prévia ou com a sua experiência de trabalho. Isso deve ser seguido porque o seu visto é temporário - você deve mostrar ao fiscal que é um estudante genuíno e que este curso será importante para a sua carreira no seu país de origem. O fiscal tem que se convencer que este curso te ajudará a conseguir melhores cargos e salários no mercado de trabalho do seu país. Lembre-se: você está vindo como um estudante internacional e não como um imigrante que quer ajudar o Canadá a crescer. Por mais que esta possa ser a sua intenção, neste momento não é este o foco.

Mas e se você quiser mudar de carreira? Isso pode ser possível, porém você deve mostrar para o oficial da imigração como esta nova carreira irá se desenvolver no seu país de origem. Pode ser um sonho antigo ou algo com o qual você teve contato durante a vida, mas nunca exerceu. Outra coisa a ser considerada: por que fazer este curso no Canadá e não no seu país? Dica: um bom consultor de imigração pode ter ajudar a desenvolver este plano e fazer este link antes de você fazer a sua inscrição no College.

  • Tenha um passaporte válido no momento da inscrição: o passaporte é um documento reconhecido internacionalmente e ele será utilizado para a sua identificação.

  • Tenha os seus documentos educacionais à mão: ao contrário do que muita gente pensa, o fato de você ter um curso superior não dispensa a apresentação dos documentos do ensino médio em muitos cursos de college. Isso porque estes cursos são pós secundários, ou seja, os alunos terminam o ensino médio para depois cursar este programa. Os cursos de college vão exigir que o aluno tenha cursado algumas disciplinas durante o ensino médio e vão exigir uma nota mínima nas mesmas. Cursos de pós graduação podem ou não pedir os documentos do ensino médio.

  • Resume: quando o aluno está há muito tempo fora do mundo acadêmico, o college pode exigir o resume, para entender um pouco melhor o perfil do candidato (resume é um curriculum resumido).

  • Ter ajuda profissional: contar com um profissional para te ajudar nestas escolhas pode ser fundamental. Isso porque ele vai te mostrar opções e oportunidades que voce não conhecia. Ele vai te ajudar a encontrar o melhor programa para o seu perfil em um local que seja adequado para você e sua família. Deixa o seu processo nas mãos de alguém que se preocupa com o sucesso do seu plano e que transmita confiança a você!

Depois de cumprir com todos estes requisitos, você estará seguro para dar os próximos passos em direção ao seu sonho de viver no Canadá!




Opmerkingen


17955953989580522.jpg

Oi! Sou a Angela!

Sou a proprietária da Click Canada, consultora educacional há 3 anos e residente do Canadá há quase 7 anos. Cheguei no país como muitos: com duas crianças pequenas, 9 malas, muitas incertezas do que viria mas com o objetivo de vencer. Não foi fácil mas nada grandioso vem de graça mas hoje posso dizer que estou alcançando o que vim buscar: estabilidade, segurança e independência emocional. 

Post Archive 

Tags

Nenhum tag.
bottom of page